
A Brisa desde sua concepção em 1997 e início das atividades em 26 de novembro de 1999, construiu sua planta industrial dentro de moldes sustentáveis. Todas as instalações internas da Unidade produtiva possuem sistema de captação dos solventes, utilizados no processo, que são transferidos ao pátio que abriga a destilação deste solvente, para o reaproveitamento, seja do solvente, seja da água utilizados. Tanto a área de destilação, quanto a de tancagem das soluções de água e solvente e deposito dos resíduos, estão totalmente isoladas do lençol freático através de manta de contenção, que garante de forma absoluta sua não contaminação. Todos os resíduos sólidos gerados no processo, são segregados, ordenados e destinados por fornecedores certificados para esta operação. Também foi construído um tanque de contenção para deposito da água da chuva, oriundo dos telhados para reaproveitamento. Somos uma empresa que não transfere seu efluente industrial para o meio ambiente e perdas acontecem tão somente em pequeníssima escala por evaporação.
Há uma preocupação sumária, que se faz válida e se aprimora ano após ano. Nos últimos anos criamos internamente um sistema de aproveitamento da água dos chuveiros, para higienização e limpeza, instalação estratégica de telhas transparentes para aproveitamento da luz solar, aquisição de compressor verde para atendimento as demandas industriais e de pacotes de energia elétrica proveniente de fontes renováveis.
Grande parte dos produtos concebidos, contém fibras provenientes de fontes renováveis em percentuais entre 30% e 81%.
Toda a perspectiva estratégica da companhia abrange os conceitos sustentáveis, econômicos e sociais. Entendemos que a consolidação de um futuro promissor é sustentada pelo compromisso com as gerações futuras, transparência e fidelidade aos nossos clientes e atitude para renovação.
José Claudio Blos
Diretor Geral
A Brisa vem trabalhando continuamente no desenvolvimento de boas práticas para contribuir com um futuro melhor para todos. Encontrar formas de reduzir nosso impacto no meio ambiente faz parte das nossas ações diárias.
Os processos produtivos da empresa seguem métodos mais limpos. 97% dos solventes utilizados na produção são recuperados, reprocessados através de uma planta de destilação e reutilizados, formando um circuito praticamente fechado. Toda a área onde é armazenado o solvente tem uma bacia de contenção, com o objetivo de evitar contaminação do solo em decorrência de algum vazamento acidental.
A água oriunda da chuva é devidamente coletada e reutilizada no processo de fabricação.
A energia utilizada pela Brisa é gerada por fontes de baixo impacto ambiental (Energia Verde), contribuindo com a redução das emissões de carbono na atmosfera. Boa parte dos resíduos sólidos resultantes do processo são utilizados na produção de tijolos.
Acreditamos que desenvolvimento e meio ambiente podem caminhar juntos e cabe a cada um fazer a sua parte na busca do uso equilibrado dos recursos naturais. Nós estamos fazendo a nossa parte.